Assalto a "coisa pública",  Corrupção,  Elites patéticas,  Manipulação da verdade,  Mediocridade,  Nepotismo

Paulo Macedo – Cofres em boia: quem salva quem ?

Spread the love

“Os bancos não têm de salvar o Estado” — porquê esta frase soa (tão) mal?

CGD, lucros e dividendos vs. memória curta dos resgates: a anatomia de um paradoxo público

Box de Factos

  • Frase do dia: “A Caixa não é o salvador das contas públicas; quem tem de salvar as contas públicas são os portugueses.”
  • Dividendo anunciado para 2026: ~1.000 milhões €.
  • Apoios públicos à banca (2008–2023): ~21,6 mil milhões € (saldo ainda negativo acima de 21 mil milhões €).
  • Recapitalização da CGD (2017): 3,9 mil milhões € com aval europeu.
  • Hoje: acordo para vender 19% da Águas de Portugal à Parpública, com mais-valia para a Caixa.

Há frases que brilham na televisão e depois tropeçam nos factos. Dizer que um banco público “não é o
salvador” das contas do Estado pode soar prudente — mas, em Portugal, depois de uma década e meia de
resgates, é como anunciar dietas num banquete pago pelos contribuintes. A questão não é “salvar o
Estado”; a questão é reconhecer que a banca vive — e prospera — de um ecossistema que o Estado
garante
: supervisão, seguro de depósitos, prestamista de último recurso, rating soberano e, quando
tudo falha, a inevitável almofada do erário.

1) O que foi dito — e o contexto

“A Caixa não é o salvador das contas públicas. Quem tem de salvar as contas públicas são os portugueses.”

A mensagem chega no mesmo momento em que a CGD anuncia o maior dividendo da sua história para o accionista-Estado em 2026 e prepara a venda de uma participação relevante em activos públicos. Em suma:
não somos o salvador, mas ajudamos — desde que os ciclos e as margens o permitam.

2) Porque a frase é, no mínimo, infeliz

  1. Memória curta dos resgates: entre 2008 e 2023, o sector recebeu apoios públicos na ordem dos 21,6 mil milhões €. Mesmo com recuperações, o saldo global continua fortemente negativo. Dizer que o banco público não “salva” o Estado ignora que, quando a maré virou, foi o Estado a salvar a banca.
  2. CGD não é um banco qualquer: em 2017, a Caixa foi recapitalizada em 3,9 mil milhões €. Não foi caridade: foi política pública para proteger depósitos, crédito e estabilidade. Logo, a CGD tem deveres diferenciados — começam na prudência e estendem-se ao interesse económico nacional.
  3. Lucros privados, risco público: anos gordos rendem dividendos; anos magros transportam custos sistémicos. Esta assimetria é o cerne do problema. Sem regulação exigente e MREL robusto, a socialização de perdas volta sempre pela porta do fundo.
  4. Benefício de soberania: o custo de financiamento da banca desce quando o rating do país sobe. Isto é um subsidium implícito da estabilidade macro que o Estado sustém. Fingir que a relação é estanque é confundir independência de gestão com autarcia económica.

3) O que um enunciado responsável diria

“A CGD não substitui a política orçamental; devolve valor ao seu accionista com lucros recorrentes e
prudentes, e cumpre uma missão pública: estabilidade, concorrência saudável e crédito à economia real.”
Assim, sim: separa-se o que é política de contas do que é gestão bancária — sem apagar a história recente.

4) Três medidas para alinhar palavras e realidade

  • Relatório anual “Custo & Benefício Público da Banca” — com contas auditadas sobre apoios, recuperações, garantias e benefícios de rating. Transparência é vacina contra amnésia.
  • Colchões de bail-in inatacáveis — MREL e TLAC dimensionados para choques severos, antes de qualquer euro de contribuinte.
  • Mandato claro para a CGD — não ser “salvador” do Orçamento, mas ser âncora de estabilidade, concorrência e financiamento à economia produtiva, com métricas públicas de impacto.


No fim, não é pedir milagres a cofres: é pedir memória, rigor e decência. O Estado não deve
usar a banca como caixa-automática do Orçamento; a banca não deve esquecer quem pagou a conta quando
o chão cedeu. Entre o lucro e a missão, cabe à CGD provar — em actos — que não há contradição.

Francisco Gonçalves
Crónica publicada em formato “FC Dark Chronicle”.


🌌 Fragmentos do Caos: Blogue • Ebooks • Carrossel

Francisco Gonçalves, com mais de 40 anos de experiência em software, telecomunicações e cibersegurança, é um defensor da inovação e do impacto da tecnologia na sociedade. Além da sua actuação empresarial, reflecte sobre política, ciência e cidadania, alertando para os riscos da apatia e da desinformação. No seu blog, incentiva a reflexão e a acção num mundo em constante mudança.

Contactos