Banalidade do mal extremo,  Corrupção,  Crime Organizado,  Democracia e Sociedade,  Elites patéticas,  humanidade,  Manipulação da verdade,  Mediocridade,  Nepotismo

Humanismo Sem Espinha: A Europa, o Terror e o Dever de Defesa

Spread the love





BOX DE FACTOS
  • A Europa proclama princípios universais, mas convive em casa com desigualdade teimosa, justiça lenta e uma percepção pública persistente de corrupção.
  • O terrorismo contemporâneo não é um “excesso cultural”; é uma tecnologia política do medo, usada para conquistar poder, território e obediência.
  • Regimes autoritários e milícias fundamentalistas dependem da confusão entre fé e arma, povo e facção, civil e combatente.
  • Defender civis não equivale a legitimar organizações terroristas; condenar terrorismo não equivale a desumanizar povos inteiros.
  • A tolerância democrática deixa de ser virtude quando se transforma em permissão para a violência organizada.

Humanismo Sem Espinha: A Europa, o Terror e o Dever de Defesa

A Europa fala de princípios como quem recita um salmo.
Mas princípios que não sobrevivem ao primeiro choque com a realidade não são valores: são decoração de discurso.

Há um tipo de hipocrisia moderna que não é barulhenta; é confortável.
A Europa gosta de se apresentar como farol humanista, árbitro moral e guardiã de uma ética universal. No entanto, muitas vezes falha no básico com os seus próprios povos: tolera pobreza existencial, aceita a lentidão judicial como hábito, e convive com a sensação recorrente de que a justiça tem escadas diferentes para ricos e para pobres.

É por isso que, quando a Europa fala de Gaza, a tentação do riso não vem da indiferença
pelo sofrimento civil. Vem da incoerência interna de quem tenta ensinar moral ao mundo
sem ter terminado o trabalho de casa.

O erro de confundir humanismo com ingenuidade

Defender civis é obrigação universal. Mas transformar essa obrigação numa inocência estratégica é um luxo que o século XXI já não permite. Existem projectos políticos que educam para o ódio, glorificam a morte, instrumentalizam crianças e reduzem mulheres a propriedade cultural.
Há regimes e milícias que não usam a religião como fé, mas como ferramenta de obediência e motor de guerra.

Ignorar isto em nome da tolerância é trocar a dignidade pela anestesia.
E a verdadeira perversão nasce aqui: quando a Europa, temendo parecer “dura”, evita nomear o terrorismo como aquilo que é — uma estratégia deliberada para destruir a vida civil e quebrar democracias por dentro.

A armadilha da culpa colectiva

Também aqui há uma linha que não devemos atravessar. As organizações terroristas adoram que o mundo confunda povo com facção. Querem que a população civil seja o seu escudo político e o seu argumento eterno.

Por isso, a resposta lúcida tem de ser dupla:
tolerância zero ao terrorismo e
proteção máxima dos civis.
Não há contradição. Há maturidade moral.

O deserto democrático e o cinismo europeu

No Médio Oriente, a realidade política continua a ser dominada por autoritarismos, teocracias e regimes híbridos onde a dissidência é crime e a liberdade é concessão.
A Europa, em vez de reconhecer com franqueza esta paisagem, oscila entre a culpa histórica,
a diplomacia de salão e a dependência de interesses estratégicos.

E assim, sem querer, abre espaço ao pior de todos os resultados: os extremistas ganham a narrativa, os moderados perdem a voz, e a democracia fica reduzida a slogan estrangeiro.

Epílogo: tolerância não é cláusula de suicídio

E aqui entra o meu último ponto — e é um fecho que não deve ser dito em surdina.
O Ocidente não pode ficar condenado a assistir, de braços cruzados, ao assassínio dos seus cidadãos em atentados terroristas, como se a democracia tivesse sido inventada para a auto-imolação moral.

A tolerância é um valor civilizacional, mas não é uma cláusula de suicídio colectivo.
Quando uma ideologia se converte em máquina de homicídio, quando a violência se torna método, quando o terror é celebrado como virtude, não estamos perante uma “diferença cultural” a respeitar.
Estamos perante um projecto político de destruição.

A defesa dos nossos povos, das nossas mulheres, dos nossos filhos e do espaço público não é uma falha ética — é um dever ético. Proteger vidas inocentes não é intolerância; é civilização a recusar ser refém.

Uma Europa digna desse nome terá de abandonar o humanismo de vitrina e adoptar um humanismo com espinha: justo por dentro, firme por fora,
misericordioso com civis, implacável com máquinas de terror.

Francisco Gonçalves
Crónica em co-autoria editorial com Augustus Veritas Lumen


🌌 Fragmentos do Caos: Blogue • Ebooks • Carrossel

Francisco Gonçalves, com mais de 40 anos de experiência em software, telecomunicações e cibersegurança, é um defensor da inovação e do impacto da tecnologia na sociedade. Além da sua actuação empresarial, reflecte sobre política, ciência e cidadania, alertando para os riscos da apatia e da desinformação. No seu blog, incentiva a reflexão e a acção num mundo em constante mudança.

Contactos