Cidadania,  Elites patéticas,  Mediocridade,  Soberania Digital

A Última Pena de Camões

Spread the love
Pena dourada em chamas — símbolo da língua corrompida

📦 BOX DE FACTOS

O estrangeirismo jornalístico corrói a autenticidade da língua portuguesa.
A forma correta é burca, não burqa.
Cada palavra importada sem tradução é uma pequena rendição cultural.

🗞️ A Língua em Estado de Colonização

Há muito que a língua portuguesa anda de joelhos diante dos manuais de estilo dos jornais internacionais.
Em vez de “burca”, dizem burqa. Em vez de “prazo”, dizem deadline.
E assim se vai construindo o império da preguiça mental — onde o estrangeirismo é confundido com inteligência e a tradução com pobreza de espírito.

Vivemos um tempo em que a língua, essa dádiva de séculos, se tornou um produto de conveniência.
Já não se traduz, copia-se. Já não se pensa, repete-se.
Os jornais chamam-lhe “modernidade”; eu chamo-lhe colonização cultural de baixo custo.

Cada palavra estrangeira que entra sem tradução é um pequeno cavalo de Tróia:
traz dentro de si não apenas uma ideia, mas uma forma de pensar.
“Burqa” vem carregada do peso do noticiário estrangeiro, da lente ocidental que tudo reduz a choque e exotismo.
“Burca” seria a nossa forma de nomear o mesmo — mas com a dignidade de quem pensa com cabeça própria.

Dizem que as línguas evoluem — e é verdade.
Mas há uma diferença abissal entre evoluir e render-se.
A primeira é natural; a segunda, servil.
O português de hoje parece o de um servo que se orgulha de falar com sotaque alheio.
Um país que outrora deu mundos ao mundo agora pede permissão para dizer “coffee break”.

Camões, se voltasse, não reconheceria o idioma dos seus herdeiros:
uma salada de palavras plastificadas, sem alma nem raiz.
E Pessoa, com a sua lucidez feroz, talvez murmurasse:
“A minha pátria é a língua portuguesa — pena é que já não exista.”

Enquanto isso, os “jornalecos” continuam a publicar “burqa” e a proclamar “liberdade” a partir de textos que nem sabem escrever na língua em que nasceram.
Talvez um dia percebam que a verdadeira liberdade começa por falar o idioma da própria alma.


— Francisco Gonçalves
Série “Contra o Teatro da Mediocridade”

🌌 Fragmentos do Caos: Blogue • Ebooks • Carrossel

Francisco Gonçalves, com mais de 40 anos de experiência em software, telecomunicações e cibersegurança, é um defensor da inovação e do impacto da tecnologia na sociedade. Além da sua actuação empresarial, reflecte sobre política, ciência e cidadania, alertando para os riscos da apatia e da desinformação. No seu blog, incentiva a reflexão e a acção num mundo em constante mudança.

Contactos